Na realização das atividades propostas para a Unidade III – Prática Pedagógica e Mídias Digitais – aprendi um pouco mais sobre como planejar e executar uma aula com material digital, utilizando recursos como o Programa TV Escola e objetos hipermídia.
Embora ainda não domine por completo todos os recursos disponíveis, penso ter realizado “(...) esse movimento em direção de ser um melhor que você puder ser (...)”, pois, “Quem aprende se apropria não apenas do conhecimento, mas também do processo pelo qual adquiriu o conhecimento. Quem aprende sabe exatamente o que aprendeu e como aprendeu.” E sendo assim “(...) quem aprende pode em seguida ensinar”. LUCAS CIAVATTA
Nesse sentido, entendo que o desafio está lançado, tanto para nós enquanto professores aprendizes, quanto para nossos alunos, pois, segundo Ciavatta “(...) Todos os nossos estudantes estão sempre dispostos a vencer um desafio, desde que entendam que vale a pena vencer este desafio e desde que tenham a certeza de que possuem e sabem usar as ferramentas necessárias para vencê-lo.”
Assim, me vejo enquanto professora querendo sempre aprender, mas, de acordo com Graziela Giuste Pachane em seu artigo: O Mito da Telinha – ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador – nós precisamos estar com os pés no chão a respeito do uso das TIC’s na educação. O trabalho com tecnologias deve, sempre, estar bem embasado e planejado para que se alcance bons resultados. Para tanto, nós professores devemos nos preparar e conscientizar do potencial e dos limites do uso do computador e das novas tecnologias na sala de aula. Pois, somos responsáveis em ajudar os alunos a entender que o computador será apenas mais uma ferramenta no seu processo de ensino-aprendizagem, levando-o a ser mais autônomo, auto-suficiente e crítico em relação a esse processo.
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