sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Que é Hipertexto?

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou links. Esses ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens que têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informações, oferecendo acesso sob demanda às informações que complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas enquanto (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. O filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos escreveu:


"Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido." - Nelson, Literary Machines (1992)






As principais características do Hipertexto são: Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear.[3]

Hipertexto e Educação: O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. [5] http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Hipertexto&printable=yes

Conclusão:

Através da definição dada acima, observamos que, um hipertexto amplia o conhecimento e facilita ao leitor/aluno/pesquisador, a oportunidade de elaborar melhor a sua produção escrita ou seu próprio texto. Demanda tempo, mas, se comparado a pesquisas em livros esse tempo é minimo e contamos, ainda, com recursos como o de “copiar”, apenas com o toque em duas teclas o que levaria horas de trabalho contínuo. O trabalho certamente será mais rico, com um número maior de fontes de pesquisa tão rapidamente acessáveis. Então torna-se fácil concluir que um hipertexto ajuda o educador na construção do seu trabalho tanto quanto estimula os alunos a se tornarem pesquisadores e grandes leitores pela diversidade e facilidades oferecidas em acessar informações e agregá-las ao seu trabalho.

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